top of page

EMPREENDER NO BRASIL

Atualizado: 30 de jan. de 2021

Em 2020 foi o ano das viradas, do conhecimento, das incertezas, do medo, mas, também foi o amo em que o empreendedor foi forçado a se reinventar para sobreviver. Não foi e não está sendo fácil, mas precisamos viver um dia de cada vez. Estamos no inicio de um novo ano, recebemos um ano novinho para ser desbravado e atingido o alvo.

O ano de 2020 já é um ano que vai ficar na história da humanidade, por ter sido cenário de uma das maiores crises sanitária do planeta, além de ter sido o ano em que a terra, literalmente, parou.

Empreender no Brasil já não é uma tarefa muito fácil em tempos normais, agora imagine em tempos que sequer podemos sair de nossas casas sem tomar os devidos cuidados para evitar contaminações.

Nesse s tempos sombrios os pequenos empreendedores se veem sem chão, pois repentinamente se veem em uma situação totalmente atípica em vários aspectos, saúde, trabalho e o distanciamento social entre tantos outros.

Muitos foram obrigados a fecharem os seus negócios sem expectativas de quando poderiam retomar com suas atividades e os que permaneceram funcionando tiveram que se adequar a nova realidade. Não tem sido fácil para ninguém.

Mas podemos aprender com as crises e extrair lições e aprendizados para nossas vidas e, também para os negócios e foi exatamente isso que aconteceu.

A internet tem sido fundamental nesse período turbulento e de isolamento social e foi a partir daí que começamos a ver as ações multifacetadas dos empreendedores, pois se reinventaram e estão dando o seu melhor com aquilo que eles tem e é com esse cenário que estamos vendo uma migração do físico para o digital, até para aqueles setores mais improváveis.

Destacamos a agricultura familiar que começou a vender os seus produtos através de mídias sociais e assim implementado uma nova forma de contato com seus clientes através de entregas em domicilio.

Apesar de já existir educação a distância essa realidade era forçou muitos professores de ensino presencial se reinventarem para poderem atender os seus alunos através do ensino virtual.

Ademais, atendimentos bancários, cartórios, judiciário disponibilizaram uma maior gama de serviços online facilitando assim a vida de milhões de brasileiros. Não nos esqueçamos dos atendimentos: médicos, psicólogo, advogados, administradores todos por meio da internet. Confesso que essa parte me agradou muito, Gerou mais comodidade para o cliente, além de diminuir a burocracia em grande escala.

Uma janela de oportunidades foi aberta e não pode ser ignorada. Usemos essa janela a nosso favor, paremos de lamentar e comecemos a aproveitar os seus benefícios agora mesmo. Eu não sei qual é o seu negócio, mas uma coisa é fato: dá para se movimentar, talvez sozinho seja mais difícil, mas peçamos ajuda, usemos as mídias sociais a nosso favor. E lembremos que “uma coisa só é impossível até que alguém resolva fazer.”

Que 2021 seja o ano dos recomeços, mas que, sobretudo das terminativas, pois recomeçar e não terminar não é muito motivador, além de não gerar resultados nem a curto, médio ou longo prazo.

Ótimo ano e bons negócios!!





14 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page